sexta-feira, janeiro 30, 2009
Scoop do dia
domingo, janeiro 18, 2009
Contrato

sábado, janeiro 17, 2009
O Estranho Caso de Benjamin Button

Benjamin Button (Brad Pitt) nasceu em circunstâncias invulgares. Veio ao mundo na noite em que acabou a Primeira Guerra Mundial. A sua mãe morreu durante o parto e ele nasceu enrugado. Assustado com a figura do recém-nascido, o pai abandona-o num vão de escada.
Se o conto escrito por F. Scott Fitzgerald é invulgar, o mesmo se pode dizer da forma de narração usada por David Fincher. É através das passagens que conhecemos a história daqueles homem invulgar e do seu amor profundo por Daisy (Cate Blanchett). Caroline (Julia Ormond) descobre assim a identidade do pai e a vida invulgar que ele teve.
O Estranho Caso de Benjamin Button é o novo clássico do cinema americano. Original na narrativa e na linha escolhida pelo realizador para contar a história. Perfeito em termos técnicos, O Estranho Caso de Benjamin Button serve ainda para afirmar o talento dos dois protagonistas. Cate Blanchett e Brad Pitt reinventam-se nesta película, apesar dos créditos firmados.
A David Fincher (Clube de Combate e Se7en - Sete Pecados Mortais) não se conhecem maus filmes. Apesar desta fita ser totalmente diferente das demais que constituem a filmografia deste realizador, O Estranho Caso de Benjamin Button supera as expectativas apesar da mudança de registo.
Um filme caro e brilhante. Nomeado para os Globos de Ouro nas categorias de Melhor Realizador, Filme, Banda Sonora, Actor Principal e Argumento. Adivinha-se que O Estranho Caso de Benjamin Button seja um dos favoritos na corrida aos Oscars, apesar do flop nos Globos de Ouro.
Classificação:
sábado, janeiro 03, 2009
Feliz 2009!

Os grandes filmes deste novo ano
Mamma Mia! (quase 850 mil espectadores), O Panda do Kung Fu (603.085) e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (572.030) foram os filmes mais vistos este ano, em Portugal.
2008 não foi um ano forte no que respeita a estreias. Uma das principais consequências da greve de argumentistas, que teve início em Novembro de 2007.
Segundo o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), no primeiro semestre deste ano as salas de cinema portuguesas registaram uma perda de 2,2 milhões de euros de receita e quase 700 mil espectadores em relação a 2007. Passaram 7,1 milhões de espectadores pelas salas entre Janeiro e Junho, menos 697 mil que em 2007. Os meses de Abril e Junho foram os piores no que respeita à estatística, com quebras a rondar os 40 por cento face a 2007.
Uma grande fatia dos filmes mais aguardados para 2009 não só fizeram parte da selecção oficial de festivais como os de Cannes e Veneza, como estão na linha da frente na corrida aos Óscares da Academia.
2009 é um ano rico e diverso em estreias. É o ano de Clint Eastwood que, apesar dos seus 78 anos, estreia dois dos grandes filmes do momento. A Troca com Angelina Jolie e John Malkovich estreia a 8 de Janeiro e Gran Torino a 12 de Março.
Também é o ano de Kate Winslet que regressa à ribalta com dois filmes Revolutionary Road e The Reader. No primeiro, voltou a fazer dupla com Leonardo DiCaprio (com quem já tinha trabalhado em Titanic) desta vez sob orientação de Sam Mendes. A actriz está afastada dos grandes ecrãs desde 2006, altura em que protagonizou a comédia romântica O Amor Não Tira Férias.
Estreia: 8 de Janeiro
The Curious Case of Benjamin Button
A adaptação de David Fincher (Zodiac) à estória escrita por F. Scott Fitzgerald sobre um homem que nasceu com 80 anos e envelhece ao contrário. Benjamin Button (Brad Pitt) tem uma semelhança connosco, não consegue parar o tempo. Um grande conto, uma estória invulgar.
Estreia: 15 de Janeiro
Vicky Cristina Barcelona
Duas jovens americanas, Vicky e Cristina, de férias em Barcelona envolvem-se num romance pouco convencional com Juan Antonio (Javier Bardem), um carismático artista que ainda está envolvido com a sua tempestuosa ex-mulher (Penelope Cruz). Mais uma fita de Woody Allen com Scarlett Johansson enquanto protagonista.
Estreia: 22 de Janeiro
Frost/Nixon
O biopic realizado por Ron Howard (O Código Da Vinci) baseia-se na entrevista de David Frost (Michael sheen) ao ex-presidente Richard Nixon (Frank Langella), para um talk-show britânico. Frost vê na entrevista o seu passaporte para a fama, ao mesmo tempo que confronta Nixon sobre os detalhes mais obscuros em torno do Watergate.
Estreia: 22 de Janeiro
Revolutionary Road
Estreia: 29 de Janeiro
The Reader
Estreia: 12 de Fevereiro
Valquíria - (Valkyrie)
Estreia: 12 de Fevereiro
The Wrestler
Nos finais dos anos 80, Randy “The Ram” Robinson (Mickey Rourke) era um dos maiores profissionais do wrestling. Actualmente, 20 anos depois, continua a exercer (apesar das dificuldades) em ginásios de liceus e centros comunitários perto de New Jersey. O que faz com que seja adorado pelos fãs e desprezado pela filha (Evan Rachel Wood). Atirado para a reforma devido a um ataque cardíaco, Randy depara-se com uma crise de identidade. Vencedor do leão de ouro na última bienal de Veneza, The Wrestler está nomeado para três globos de ouro (melhor canção original, actor principal e actriz secundária).
Gran Torino
Estreia: 12 de Março
Che - Guerrilha
Estreia: 19 de Março
The Spirit
Estreia: durante o 1.º semestre