quarta-feira, junho 20, 2007

The Lovebirds (2007)

Bruno de Almeida a filmar Michael Imperioli - The Lovebirds


Título Original: The Lovebirds
Realização: Bruno de Almeida
Argumento: Bruno de Almeida, John Frey
Género: Drama
Elenco: Michael Imperioli, John Ventimiglia, Drena De Niro, Joaquim de Almeida, Rogério Samora, Ana Padrão, Nick Sandow, John Frey




Seis histórias de amor com a cidade de Lisboa enquanto pano de fundo. O amor assume várias formas e é essa multiplicidade que The Lovebirds pretende tratar. Este foi um filme feito por encomenda para a abertura da 2.ª edição do Lisbon Village International Digital Cinema Festival. Um dos filmes mais aguardados do certame. A expectativa foi provocada pelo elenco composto por nomes de peso como Michael Imperioli e John Ventimiglia (série televisiva Os Sopranos).


O filme começa mal logo na abertura, com o mau enquadramento da gaivota que voa. Mau agoiro. A ausência de qualidade teima em continuar. O que é (muito) mau, para além do enquadramento inicial? A qualidade de imagem, filmagem, iluminação e até mesmo os cortes que não são naturais.


Na iluminação não há meio-termo. Predomina a ausência de iluminação. No entanto, na última cena de Michael Imperioli e Ana Padrão a iluminação surge em excesso, o que provoca um ar artificial.


O argumento pretende mostrar o amor na sua essência, ou seja, através de uma pluralidade de histórias e pessoas que não só são diferentes, como vivem este sentimento de forma diferente. Esta fórmula já havia sido bem conseguida em O Amor Acontece (Richard Curtis, 2003), contudo, em The Lovebirds tudo fica pela superficialidade. Permanece ainda a dúvida se este é um fiel retrato lisboeta.


Com um elenco de luxo The Lovebirds é a prova concreta de que bons actores não salvam filmes. Este é sem dúvida um excelente case-study de tudo o que não se deve fazer num filme, em termos técnicos.
Classificação:
0

Nenhum comentário: