domingo, novembro 04, 2007

Corrupção (2007)



Consiste na adaptação livre de “Eu, Carolina” o livro publicado por Carolina Salgado, ex-Pinto da Costa, em finais de 2006.

O livro caiu que nem bomba nas estantes das livrarias e dos supermercados. E desde que a imprensa noticiou o surgimento do filme, este tem sido um tema recorrente no tratamento jornalístico.

Corrupção pretende expor o lado negro do mundo do futebol (nacional). Parte do pressuposto de que todos os que entram na sala de cinema já conhecem a história. Limita-se, então, a escolher cenas do livro e a passá-las para o ecrã, nem sempre com exactidão.

Este é um filme corrompido. Falta-lhe uma linha narrativa e a assinatura de um realizador. Está cheio de raccords e problemas de iluminação. Para além de a direcção de actores não ter sido a melhor, nomeadamente no caso de Margarida Vila-Nova. A actriz que protagoniza Sofia (Carolina Sofia Salgado) não despiu a pele de Maria Laurinda (uma personagem do pequeno ecrã). Um erro crasso. Aparece artificial e odiável.

É uma obra estereotipada. Pega na imagem que todos já temos dos protagonistas (que pode nem ser a exacta) e mantém-na. Não procura mostrar o lado humano das coisas.

Padece igualmente de problemas de iluminação e de filmagem. Nomeadamente, os planos parados. A câmara é colocada num sítio e a cena é filmada a partir dali. Não há movimento. Não há acção. Não é possível transportar o espectador para a trama.

É um filme frio e distante. Não consegue captar o espectador devido à sua superficialidade. Os diálogos não parecem reais. O real surge na palavra apenas quando é tomada por Nicolau Breyner.

IN: Nicolau Breyner e António Pedro Cerdeira
OUT: Margarida Vila-Nova e a livre-adaptação feita ao livro

Realização: Utopia Filmes
Argumento: João Botelho e Leonor Pinhão
Género: Drama
Elenco: Nicolau Breyner, António-Pedro Cerdeira, Margarida Vila-Nova

Classificação:

1/10

Nenhum comentário: