domingo, dezembro 07, 2008

A Turma (Entre Les Murs)







Título Original: Entre Les Murs

Realizador: Laurent Cantet

Género: Ficdoc

Grande Conquista: Palma de Ouro no Festival de Cannes









A forma como começa é absolutamente deliciosa. Numa pastelaria a camara prende-se num homem que está a tomar o pequeno almoço. Reparamos na sua pressa e aspecto cuidado. Pouco depois levanta-se e sai para a rua. Nós que, devido à técnica de filmagem utilizada, estavamos naquele espaço a observá-lo seguimos-lhe os passos.
Saímos para a rua e fazemos o seu percurso. Dirige-se à escola. Não demoramos a saber que é professor e que aquele é o primeiro dia de um novo ano-lectivo.
A vida de professor não é fácil, a dos estudantes também não. Centremo-nos nos docentes, aliás... este é o depoimento da experiência de um professor com uma turma.
Em França, as turmas enchem-se de diversidade cultural. Mas o que está ali retratado pode ser visto em qualquer outro canto do planeta. As novas gerações são mais descontraídas, os pais têm menos tempo para elas e o consumismo acaba por atacá-los ainda em tenra idade.
"A Turma" é o retrato fiel do que se passa nas turmas de hoje em dia. Um retrato duro que nem todos querem assumir e que muitos tendem a ignorar. Sim, aqueles são os jovens do futuro. Satisfeito? Eu não, estou a pensar mudar-me para a lua quando for a vez deles mandarem no mundo.
Lento, descritivo e selectivo (o foco cai apenas em quem é importante para a cena, o espectador é guiado pelo realizador). A filmagem transporta-nos para o local: somos mais um aluno sentado naquela sala, apenas não intervimos. Não dizemos besteiras. Não somos agressivos, nem passamos por galdérias.
É provávelmente a melhor adaptação feita de um livro. Enquanto "A Turma" de François Begaudeau é seco e pouco entusiasmante, Cantet consegue prender todas as atenções na sua película e fazer o espectador pedir por mais.
Qual o problema de "A Turma"? Cantet conta em mais de 2 horas o que podia ser contado em muito menos tempo. É um excelente filme mas a repetição e a longa duração tiram algum do seu encanto.
Críticas à parte... este é um dos melhores filmes do ano ou não tivesse criado um género próprio. "A Turma" não é ficção, documentário ou ficdoc. É um fiel retrato do real que podia manifestar-se através do documentário ou da ficção.


Classificação:


Nenhum comentário: