domingo, janeiro 07, 2007

É a fantasia que mais gosto. E você?

Tim Burton nunca foi um aluno exemplar, nem um rato de biblioteca. Foi na pintura, no desenho e no cinema que encontrou o seu refúgio. O seu ídolo era o actor Vincent Price, um dos grandes mestres do terror e de ficção científica de todos os tempos, com o qual Burton teve a oportunidade de trabalhar em “Vincent” e “Eduardo Mãos de Tesoura”.

“Eduardo Mãos de Tesoura” é sem dúvida a obra mais lembrada pelo grande público, é impossível esquecer o rapaz de cara inocente e com mãos de tesoura. As suas personagens demarcam-se pela pureza que emanam. Trouxe as aventuras de “Batman” para o grande ecrã, naqueles que continuam a ser os melhores filmes da saga. Criou um “novo género”: a animação para adultos (“Estranho Mundo de Jack” e “Noiva Cadáver”).

Após a formação académica foi recrutado pela Disney. No entanto, os projectos que lhe propunham limitavam a sua mente criativa, acabando por entrar em depressão (dormia 14 horas por dia).

«Eu sempre adorei monstros e filmes de monstros. Nunca tive medo, simplesmente adorava-os... King Kong, Frankenstein, Godzilla», assim descreve Tim Burton as suas influências de criança.

Burton inverte conceitos. Busca o imaginário e dá ao macabro uma beleza inagualável, num universo criado à sua medida. Estamos perante o género pataphysical. Neste género os filmes seguem uma lógica de narrativa alternativa e usam efeitos especiais. As suas obras encontram-se entre os mitos (“Batman”, “Batman Returns”, “Ed Wood” e “Planeta dos Macacos”) e os contos de fadas (“Eduardo Mãos de Tesoura”, “O Estranho Mundo de Jack” e a “Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça”), sendo todos eles exemplos do gótico moderno.

Se Scarlett Johansson é a nova musa de Woody Allen e se Almodovar está cada vez mais encantado por Penélope Cruz, a musa inspiradora de Tim Burton surge no masculino e dá pelo nome de Johnny Depp.

De todos os filmes que falam de guerras, de ideais sociais, de princesas encantadas, de marcos históricos e de adaptações literárias... este é, e espero que continue a ser o meu refúgio. Este é um mundo diferente do meu, em que há cavaleiros sem cabeça, a terra do Halloween, um sub-mundo onde os mortos têm cor e os vivos mais parecem não ter vida. Este é um mundo em que a pureza traz todo o chocolate e os sonhos são realizados. Este é o mundo fantástico que irei mostrar aos meus filhos... e você?