terça-feira, junho 12, 2007

Lisbon Village Festival: o festival de cinema mais abrangente



A segunda edição do Lisbon Village Festival (LVF), o único festival de cinema digital na Europa, começou na passada quinta-feira e é composta pelas vertentes de arte, cinema e música.


O LVF estende-se a quatro espaços: o cinema São Jorge (infopoint central), o Palácio Galveias, a Fundação Portuguesa das Comunicações e o Fórum Lisboa.


O festival arrancou discretamente no passado dia 7 com a inauguração da exposição de arte de Robert De Niro Senior (pai do actor com nome homólogo). Foi esta a razão que trouxe o conhecido actor à capital, na semana passada. A exposição está disponível de terça a domingo até 8 de Julho (entrada gratuita).


As outras vertentes do Festival


O The Next Big Thing (Village Art Showcase) consiste numa exposição composta por trabalhos que as escolas de arte, têm desenvolvido projectos em torno da introdução das novas tecnologias no campo das artes plásticas. Esta exposição vai ter lugar na Fundação Portuguesa das Comunicações de 14 de Junho a 8 de Julho (de segunda a sábado).


A partir da próxima segunda-feira arranca no Cinema São Jorge o Village International D-Cinema Festival (VIDCF). A programação é composta por curtas e longas-metragens (nacionais e internacionais). Há espaço para o cinema Polaco e Japonês. É peremptório anunciar que actualmente existe apenas dois festivais de cinema digital a nível mundial. O Japão foi o pioneiro, ao que se seguiu o Lisbon Village Festival.


Quanto à programação destaque para duas obras. The Lovebirds de Bruno Almeida, um filme feito exclusivamente para o VIDCF, é o responsável pela abertura do certame. O elenco conta com actores Portugueses e Norte-Americanos, destaque para Michael Imperioli e John Ventimiglia (Sopranos), Drena De Niro, Nick Sandow e John Frey. Estes actores, assim como o realizador, vão estar presentes na sessão de abertura dia 18, às 21h30, no São Jorge. A segunda obra a receber principal destaque é I could never be your woman, o mais recente trabalho da actriz Michelle Pfieifer, realizado pela Amy Heckerling (realizadora e argumentista da série As Meninas de Beverly Hills, já transmitida pela Sic Radical) uma cortesia da Lusomundo e vai ter a sua ante-estreia nacional dentro do certame. Paralelamente ao VIDCF vai decorrer no mesmo espaço o Village Lounge, um espaço com DJ’s e música chillout.


Estão ainda programadas quatro Village Voices (sessões de conversas e actividades): Literatura e Cinema (dia 19), D-Cinema na História do Cinema (dia 20), o Digital nas Artes Plásticas (dia 21) e Cinema de Animação (dia 22). As Village Voices têm lugar nas datas marcadas, sempre às 18h00 na Fundação Portuguesa das Comunicações.


At last but not least o Fórum Lisboa, palco recentemente adquirido para o certame, vai exibir apenas duas sessões. A primeira vai ser uma homenagem ao actor Robert De Niro com o filme Novecento (dia 20 às 18h15). A segunda exibição (dia 21 às 21h45) é alusiva à história do cinema e será composta por duas obras: The Great Train Robbery e Lisboa Crónica Anedótica.

Mostra o teu génio


O LVF oferece aos estudantes a oportunidade de terem as suas curtas-metragens exibidas em sala. O autor da melhor obra será premiado com uma câmara de vídeo HDV da Sony e a sua curta será incluída na edição em DVD dos vencedores do VIDCF 2007. As inscrições devem ser feitas no cinema São Jorge até dia 22.

Um comentário: