quinta-feira, agosto 23, 2007

Ratatui (2007)



Título Original: Ratatouille
Realizador: Brad Bird
Argumento: Brad Bird
Género: Animação
Elenco: Patton Oswalt, Ian Holm, Lou Romano, Peter O’Toole, Janeane Garofalo

Já é sabido que na animação tudo é possível. Mas, já tinha colocado a hipótese de as ratazanas cozinharem divinalmente? Bem… a Pixar não só imaginou, como concretizou o que era hipotético.


Remy é um pequeno rato que habita com a sua família nos esgotos Parisienses. O apurado olfacto de Remy fez com que se distinguisse, sempre, dos restantes ratos. Através do cheiro era capaz de detectar todos os ingredientes da comida. Desta forma conseguia evitar que algum membro do “clã” ingerisse comida envenenada.


As tardes passadas a assistir aos programas de culinária do chef Gusteau, provocaram nele o desejo de se transformar num chef de cuisine. Amante de boa comida e de paladar refinado, a vida no esgoto não era para ele. De forma a demarcar-se dos restantes ratos, Remy era devoto do bipedismo.


Um incidente acabou por separar Remy do clã. Só e influenciado pelo espírito do conhecido chef, acabou por interiorizar a velha máxima do mestre “Todos podem cozinhar”.


Ratatouille é um filme bastante original na forma como expõe a sua mensagem. Uma história de sonhos e amizade, com muita comida à mistura. Se a mensagem é “vulgar” o mesmo não se pode dizer do cenário: ratos, esgotos, Paris e restaurantes de cinco estrelas. De mestria em técnicos, tal como a Pixar nos tem vindo a habituar nas suas obras. O argumento está bem construído e o público acaba por se encantar com o pequeno rato.


Um restaurante romântico, dirigido por um rato, numa das cidades mais retratadas pela sétima-arte.


A mais recente obra de Brad Bird assumiu no início da passada semana o lugar de 14.º filme mais rentável de sempre nos E.U.A.


Classificação:
10/10
*****


Nenhum comentário: