segunda-feira, novembro 05, 2007

Sicko (2007)




Para si, qual dos seguintes sistemas de saúde é o melhor: o Português ou o Norte-Americano?


Tendo em conta o profundo desagrado generalizado do povo Português face ao sistema nacional de saúde, posso certamente apostar que irá optar pela segunda parte da resposta. Contudo, Michael Moore acaba por nos mostrar que afinal… até não estamos assim tão mal.


É através de Sicko, o seu mais recente documentário, que opta por fazer uma viagem por vários sistemas nacionais de saúde. Tudo isto porque o governo Norte-Americano defende o sistema Nacional de Saúde como um dos maiores males à face da terra. Assim, nos Estados Unidos a saúde é tratada através da iniciativa privada. Os cidadãos são obrigados a fazer seguros de saúde. O problema consiste no facto de as seguradoras olharem, cada vez mais, para os utentes como uma despesa/preço elevado e não como doentes, cuja vida está em risco.


Os tratamentos são negados e carimbados como “experimentais”. Quais as opções que restam? 1) Pagar o tratamento do próprio bolso; 2) Deixar-se morrer; 3) Ir para outro país, em busca de tratamento.


Michael Moore, realizador de Bowling for Columbine e Fahrenheit 9/11, visita os sistemas nacionais de saúde de países como Canadá, França, Inglaterra e Cuba. Recorre a histórias de Americanos defraudados pelos seguros de saúde para mostrar o benefício de um sistema nacional de saúde. Uma proposta de Richard Nixon e desenvolvida por Hilary Clinton. No entanto, esta luta acabou por cair por terra uma vez que o Governo tinha um preço que as seguradoras de saúde podiam pagar.

Realização e Argumento: Michael Moore
Género: Documentário





Classificação:
8/10

Um comentário:

Sofia disse...

Só quero que saibas que aqui venho... E que me apetecem mais críticas das tuas! =D

**************************** da Marjorie