quinta-feira, julho 06, 2006

Hard Candy (2005)



Realização: David Slade
Argumento: Brian Nelson
Género: Drama/Thriller
Intérpretes:
Patrick Wilson
Ellen Page
Sandra Oh

Comentário:

Uma adolescente de 14 anos (madura de mais para a idade) conhece, através da Internet, um fotógrafo de 32 anos.

De forma a suportar a ideia de que ele é pedófilo, não ousa em seduzi-lo e vai até à casa deste para sustentar a sua teoria.

Nos primeiros frames de Hard Candy todos gostamos de Hayley (Ellen Page). É uma menina de 14 anos, muito culta, com quem todos nós teríamos uma agradável conversa.

Quando acedemos à teoria de Hayley (que Jeff (Wilson) é pedófilo) sentimos pena da menina e aguardamos que a qualquer momento nos seja revelado que aquela sequência não seja mais que um bad dream.

Será que continuaremos a sentir o mesmo… quando a «capuchinho vermelho quiser comer o lobo mau»?

O ponto forte de Hard Candy é esta dualidade que é imposta ao espectador. De quem devemos sentir pena? Da “menina abusada” ou do pedófilo?

É que o pedófilo desta trama é a verdadeira vítima da tortura.

De que lado ficamos?! Ele nunca devia ter abusado de menores, mas ela também não tinha qualquer legitimidade em abusar de alguém daquela maneira.

Hayley metamorfoseia-se numa criatura demoníaca. Por alguns momentos desejamos que o feitiço se volte contra o feiticeiro e que esta seja torturada e até morta.

Hard Candy torna-se através do seu argumento e das filmagens rápidas, um filme perturbador, no entanto não deixa de se revelar um filme de culto.

Classificação:

7/10
****