quarta-feira, maio 16, 2007

A Scanner Darkly - O Homem Duplo (2006)


Título Original: A Scanner Darkly

Realização: Richard Linklater

Argumento: Philip K. Dick; Richard Linklater

Género: Animação, Thriller

Intérpretes: Keanu Reeves, Winona Ryder, Robert Downey Jr.



“Um filme sobre pessoas que foram muito castigadas pelo que fizeram” Philip K. Dick



Foi o filme mais aguardado em 2006. A estreia nacional teve lugar no IndieLisboa2007 ao mesmo tempo que, esta obra de Richard Linklater (Antes do Amanhecer), era lançada no mercado DVD.


A grande expectativa em relação a esta obra prende-se por ser um filme diferente. Como assim? A Scanner Darkly é claramente uma transgressão cinematográfica. Foi filmado e colorido por cima. Como deve ser encarado?! Depende da interpretação de cada um.


A história mostra-nos a cidade de Anaheim (Califórnia) daqui a 7 anos. As drogas estão banalizadas. Grande parte da população é viciada na Substância D. A droga em voga no momento. E a principal responsável por sérias lesões cerebrais.


Em Anaheim as autoridades ouvem as chamadas em directo. Detectam onde está a ocorrer a conexão. Minutos depois surge no ecrã uma filmagem live, de quem está a telefonar. Será esta a sociedade que queremos?


A hipocrisia e a traição marcam profundamente esta película. No seguimento os temas obrigatórios do momento: drogas e terrorismo, não demoram a invadir o ecrã.


Keanu Reeves é um homem duplo. É o traficante e o agente que investiga o traficante. Robert Downey Jr. é o excêntrico e ainda o “amigo da onça”. Winona Ryder é a namorada, a amante e ainda algo mais.


A Scanner Darkly não é um filme de animação. Mas um thriller como outro qualquer. Apesar de o factor imagem poder suscitar algumas limitações, em relação à seriedade com que encaramos esta obra, as críticas que esta apresenta devem ser levadas a sério. Feitas as contas, em quem confiar?!


O mais: As pinturas estão bem feitas e é fácil reconhecer os protagonistas. O alerta que é feito.


O menos: podia ser mais exploratório.

Nenhum comentário: