quinta-feira, julho 19, 2007

Lars Von Trier



Lars Von Trier é um realizador Dinamaquês com destaque no mundo do cinema. Actualmente com 51 anos, é tido como o realizador mais ambicioso e visualmente distinto desde Carl Theodor Dreyer (Dinamarquês).


Estudou na Danish Film School e ajudou a fundar o Dogma 95, composto por um grupo de cineastas que acordou fazer apenas filmes respeitando uma série de regras, entre elas o uso de câmaras ao ombro, o não recurso a cenários e a banda sonora.


As suas obras mais conhecidas são Os Idiotas (1998), Dancer in the Dark (2000) e Dogville (2003). Foi com esta última que deu início à sua trilogia Americana. Esta trilogia conta actualmente apenas com dois tomos: Dogville e Manderlay (recentemente editado em DVD pela FNAC). A obra Wasinghton vai marcar o fecho da trilogia que teima em apontar os defeitos da America. Von Trier foi também o argumentista de Querida Wendy, actualmente em exibição nas salas Portuguesas.


Lars Von Trier é um realizador que esgota as actrizes. Nicole Kidman, a estrela de Dogville, recusou-se a fazer os restantes filmes da trilogia e Bjork (Dancer in the Dark) anunciou que não irá voltar a trabalhar com o realizador.


Para este ano ficou prometido o seu filme de terror Anticristo, o qual narra a criação da Terra por Satanás, em vez de Cristo. No entanto, aquando a edição do Festival de Cannes deste ano o realizador anunciou que sofre de uma depressão. Há rumores que anunciam a saída de Lars Von Trier do mundo da sétima-arte.

Nenhum comentário: