sábado, outubro 11, 2008

Tempestade Tropical (2008)



Título Original: 

Tropic Thunder

Realização: 

Ben Stiller

Argumento: 

Ben Stiller

Género: 

Aventura

Comédia

Elenco:

Ben Stiller

Jack Black 

Robert Downey Jr.


A Ben Stiller faltava um impulso no currículo. A sua interpretação mais emblemática (“Doidos por Mary”) já foi há algum tempo. A película em que enfrenta Robert De Niro no papel de sogro (“Um sogro do Pior”) também não é recente e o fenómeno destas duas interpretações nem sempre se repetiu com os restantes filmes. O seu talento começou a ser posto em causa, apesar dos resultados na bilheteira.

 Em “Tempestade Tropical” Stiller é actor, argumentista, realizador e produtor. O resultado: bastante positivo. A sua personagem Tugg Speedman é apresentada como um actor cuja carreira já teve melhores dias. Algo biográfico, não?

“Tempestade Tropical” tem como premissa a realização do filme de guerra mais caro de sempre. Trata-se da adaptação de uma obra, o veredicto de um veterano de guerra que conseguiu escapar a uma desastrosa missão no Vietname em 1969. Uma situação comum no mercado da sétima arte.

O produtor Les Grossman (Tom Cruise), um dos homens mais ricos do mundo segundo a revista Forbes, cede a realização ao novato Damien Cockburn (Steve Coogan) habituado ao teatro. A inexperiência, o vedetismo dos protagonistas e a dimensão do desafio ditaram atrasos na produção, bem como a perda de parte do orçamento.

Cockburn, movido pela influência do veterano de guerra cuja obra estava a ser adaptada, decidiu levar os actores para o Vietname e tornar tudo o mais real possível. Era importante que os actores não tivessem acesso aos assistentes bem como aos demais luxos de vedeta. É aqui que “Tempestade Tropical” ganha os seus contornos.

“Tempestade Tropical” é muito mais do que uma comédia com actores conhecidos e explosões à mistura. Trata-se de um abanão, sério, à estrutura de Hollywood. Uma crítica aos actores com síndrome de vedeta. Sim, as estrelas do cinema que não passam sem os luxos ou as negociações dos assistentes. Uma crítica às megas-produções e ao product placement. Uma crítica às adaptações cinematográficas e até mesmo à penetração dos encenadores teatrais no meio.

Critica os blockbusters apesar de ser na sua essência um “filme pipoca” com algo a acrescentar. “Tempestade Tropical” tem de ser visto com outros olhos. Ou seja, requer uma análise para além das cenas que passam no ecrã. Se tal for feito “Tempestade Tropical” alcança um estatuto bem superior ao de “comédia pipoca”.

Do trio de estrelas Robert Downey Jr. tem o maior brilho. Ele é Kirk Lazarus o actor que já ganhou Óscares e que agora tem em mãos a interpretação de um veterano de guerra negro. Conhecido pelo empenho em todos os seus papéis, um verdadeiro camaleão no que respeita à caracterização, decide ser operado para mudar a pigmentação da pele.

Mas se Downey Jr. brilha, Tom Cruise surpreende. Uma presença inesperada nesta fita e com uma interpretação bem diferente de todas as que fez anteriormente. Será esta a tentativa encontrada por Cruise para cair, novamente, nas “boas graças” do público?

Jack Black não apresenta diferença em relação aos papéis anteriores, contudo cabe a ele o momento mais engraçado do filme – uma cena de luta após uma desintoxicação forçada. Ben Stiller conseguiu alcançar o que ele e o seu personagem procuravam, um twist na carreira.

Sem grandes problemas de filmagem, sonoplastia ou de argumento “Tempestade Tropical” é uma película que merece atenção e reconhecimento. Será que vai ficar na história do cinema por aquilo que representa?

Se está a pensar ver “Tempestade Tropical” não se atrase na ida para a sala de cinema é que há trailers fictícios com os actores do filme antes da película. À semelhança do que foi feito no grindhouse “Planet Terror” e “Death Proof”.

 

Classificação:


Nenhum comentário: